A primeira etapa, antes de “por a mão na massa”, consiste na elaboração do briefing, ou mais claramente, das instruções e necessidades do cliente.
Entender o que deverá ser evidenciado pelo processo criativo é a base de tudo.
Cabe ao cliente, e essa é uma parte que parece fácil, mas na prática se demonstra difícil, passar as informações sobre o seu ramo de atuação, seus principais itens de venda ou trabalho, suas vantagens em relação aos concorrentes, preferências pessoais, quando forem pertinentes, quem é o público do seu negócio.
Além das informações abstratas, como descritas, temos a necessidade das informações concretas, quando da elaboração de papelaria, cartões de visita, sites. Nomes de sócios, telefones, endereço da empresa, endereços de e-mail, e por aí vai.
De posse do briefing completo, aí sim iniciamos o processo de criação.
Esboços em papel, de forma bem livre, podem ser feitos para uma ideia inicial. Partimos então para o ambiente de criação e edição no computador. São muitos os softwares que permitem a realização do trabalho, e. em geral, são escolhidos conforme a demanda!